quarta-feira, 1 de julho de 2009

Milicianos estariam envolvidos em furtos de material da Reduc

O GLOBO ON LINE

Operação Atalaia prendeu 13 integrantes da quadrilha que furtou equipamentos do setor petrolífero da Refinaria Duque de Caxias (Reduc) / Foto: Luis Alvarenga - Extra

RIO - A polícia investiga a participação de milicianos em furtos de materiais da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Rodovia Washington Luiz. O ex-vigilante Leonardo Silva Machado, de 31 anos, preso nesta terça-feira na Operação Atalaia, foi encontrado numa moto com pinturas do super-herói Batman, símbolo de uma milícia que atua na Zona Oeste do Rio. O grupo paramilitar já é acusado de controlar o transporte alternativo clandestino, a venda de botijões de gás e centrais ilegais de TV a cabo.

Na Operação Atalaia, 180 policiais de 18 delegacias prenderam 14 pessoas e cumpriram 26 mandados de busca e apreensão. De acordo com o delegado Luiz Lima Ramos Filho, os bandidos deram um prejuízo de cerca de R$ 3,2 milhões em apenas três furtos nos galpões da Reduc. As investigações começaram há cem dias, quando funcionários da Petrobras registraram os furtos na delegacia. Segundo o delegado, o grupo atuava desde novembro de 2007.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, esteve na Baixada para acompanhar a apresentação do material apreendido. Entre os presos, que teriam furtado cerca de 15 toneladas de equipamentos da Reduc, estão quatro empresários, oito ex-vigilantes e cinco prestadores de serviços que trabalharam na refinaria. Três acusados estão foragidos. O material furtado era vendido em lojas ou como sucata em ferros-velhos.

Nenhum comentário: