quarta-feira, 1 de julho de 2009

PAC: No morro e no asfalto, maioria diz que é preciso eliminar o tráfico

O GLOBO ON LINE

RIO - Numa pesquisa do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e da Fundação Getúlio Vargas sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio, o tema tráfico de drogas uniu a cidade formal e a informal. No Complexo de Manguinhos, entre 400 moradores, 57,5% disseram concordar com a afirmação de que o PAC só dará certo se o tráfico nas favelas acabar. Entre 400 pessoas do asfalto, como são denominadas na pesquisa, 61% tiveram a mesma opinião. Elas foram entrevistadas nas zonas Sul, Norte e Oeste

Para a pesquisadora do Ibase Mariana Dias, duas outras perguntas mostram que o poder público tem mais coisas a fazer, para terminar com a imagem de violência ligada às favelas.

- Os grupos deram o seguinte recado: não adianta urbanizar se não acabar com a violência e com a percepção de que a favela é um lugar violento. Na pesquisa, os percentuais mais altos e parecidos entre os grupos se referem a duas questões: se o PAC precisa investir em educação para dar certo e se o programa precisa investir em cultura para dar certo - diz Mariana.Dias.

Nenhum comentário: