quarta-feira, 1 de julho de 2009

Vaticano aceita renúncia de arcebispo que excomungou médico e mãe de menina de 9 anos que abortou em Recife

O GLOBO ON LINE

Arquivo

SÃO PAULO e CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI aceitou a renúncia do arcebispo de Olinda e Recife Dom José Cardoso Sobrinho, um ano após o pedido. Sobrinho criou uma polêmica mundial ao excomungar a mãe e o médico que fez aborto em uma menina de 9 anos grávida de gêmeos após um aborto realizado em Recife, em março deste ano.O padrasto, que estuprou a menina, não foi excomungado.

Nesta quarta-feira, o Vaticano informou que a renúncia do bispo, pedida em 30 de junho do ano passado, quando completou 75 anos, é estabelecida no Código de Direito Canônico e nada tem a ver com o escândalo. Mesmo o aborto sendo condenado pela Igreja, na ocasião, a decisão do arcebispo foi criticada num artigo do jornal L'Osservatore Romano, editado pelo Vaticano . O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também criticou a posição do arcebispo, dizendo que a 'medicina está mais correta que a igreja'.

O novo arcebispo de Olinda e Recife será Dom Antonio Fernando Saburido, nomeado pelo papa Bento XVI. Saburido tem 62 anos, é pernambucano de Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB) em 1978. Nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, recebeu a ordenação episcopal em agosto de 2000 e, em 2005, foi nomeado bispo da diocese de Sobral. Dom Antônio Fernando já foi presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Fernando assume a arquidiocese em 16 de agosto, dia em que ele também chega ao Recife. Por enquanto, o bispo continua em Sobral. Em carta a Dom José Cardoso Sobrinho, o novo arcebispo afirma considerar uma 'graça especial a feliz coincidência de estar sendo chamado para Olinda e Recife no ano do centenário do carismático Dom Hélder Câmara'. A posse acontecerá na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no Geraldão.

Em resposta, Dom José lembrou que Dom Fernando Saburido iniciou a formação sacerdotal na Arquidiocese que agora assume e desejou ao novo arcebispo 'fidelidade e perseverança'.

- Mais intensa e vibrante deve ser agora a exultação do povo de Deus ao acolhê-lo - escreveu.

Nenhum comentário: