O DIA
Gripe Suína: TV Globo cancela ida ao Chile
Locação de novela passará a ser o Maranhão. Ministro anuncia restrição em exames
Camilla Gabriela e Pâmela Oliveira
Rio - O medo da gripe suína fez a TV Globo cancelar viagem ao Chile para gravações de ‘Pelo Avesso’, nova novela das 18h, que vai substituir ‘Paraíso’. A viagem, que incluía também um período na Bolívia, estava inicialmente marcada para duas semanas atrás, mas foram adiadas algumas vezes, até serem suspensas definitivamente devido ao perigo do novo vírus. A nova locação será o Maranhão. As primeiras cenas da trama das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes, com direção de Ricardo Waddington, seriam gravadas com os atores Marcos Palmeira, Isabela Garcia e Carmo Della Vecchia.
Quinta-feira, quando foi confirmado diagnóstico de gripe suína do apresentador do ‘Video Show’ André Marques, a emissora já havia mencionado, em nota oficial, a ideia de cancelar novas viagens a áreas consideradas de risco pelo Ministério da Saúde. André pegou a doença em Bariloche, Argentina, durante gravações do programa ‘Estrelas’, com Angélica e outras celebridades.
CEM MIL DOENTES NA ARGENTINA
O Ministro da Saúde da Argentina, Juan Manzur, afirmou ontem que estima que cerca de 100 mil pessoas já foram contaminadas pelo vírus naquele país. Só em Buenos Aires, segundo o chefe do gabinete da Secretaria de Saúde, Néstor Pérez Baliño, existiriam 10 mil doentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, já foram confirmados quase 90 mil casos da gripe suína em todo o mundo e 382 mortes. O número real pode ser bem superior. Nos EUA, por exemplo, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças já estima que o país tenha 1 milhão de casos.
Também ontem, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou novas medidas para o diagnóstico da doença no Brasil. A partir de hoje, os exames para detectar gripe suína ficarão restritos a três situações: casos com sintomas graves, indivíduos do chamado grupo de risco para influenza (idosos, menores de 2 anos, gestantes, pessoas com diabete, problemas cardíacos e outras doenças) e pessoas que possam ter sido contaminadas em surtos dentro de empresas ou escolas. Segundo Temporão, o diagnóstico de pacientes com sintomas leves de gripe deverá ser feito clinicamente na unidade de saúde mais próxima, e não nos hospitais de referência. De acordo com ele, a mudança tem como objetivo evitar superlotação nesses centros, como o Hospital do Fundão, para que eles possam garantir atendimento ágil a pacientes com quadro grave e evitar mortes.
“Hoje, o desafio é assegurar tratamento rápido para casos graves que apresentam complicações. O importante é impedir superlotação nos centros de referência para evitar que essas pessoas venham a falecer”, disse.
Segundo Temporão, alguns dos 68 hospitais de referência no País para a doença e laboratórios de testagem estão sobrecarregados. “Começa a haver sinais de tempo longo de espera nos hospitais de referência em algumas cidades”, disse, acrescentando que aqueles com sintomas leves já não tinham indicação de receber a medicação conta a gripe suína. A medida havia sido adotada para evitar que o vírus se torne resistente.
Há duas semanas o laboratório da Fiocruz não está mais conseguindo processar exames de diagnóstico de gripe suína em 72 horas, como no início da epidemia. Hoje 900 amostras estavam na fila. Segundo o ministério, o Brasil ainda não tem transmissão livre do vírus, mas nas últimas semanas a proporção de contágio dentro do País aumentou. “Há três semanas, 6% dos casos eram de transmissão dentro do País. Hoje, o percentual é de 30%, mas todos têm vínculo com contaminações ocorridas fora”, afirmou.
‘Video Show’: Globo afasta apresentadores
Depois da confirmação de que o apresentador André Marques, do ‘Video Show’, está com gripe suína, por prevenção a Globo afastou os demais apresentadores, Geovanna Tominaga, Luigi Baricceli e Fiorella Matheis. Eles tiveram contato com André dia 29. Os três devem voltar ao programa segunda-feira. A atriz Ana Furtado está à frente da atração. Ainda de acordo com a emissora, André deve voltar ao programa na quarta. “Estou em casa, isolado. Pronto para jogar bola (risos)”, brinca. Os amigos têm deixado comida na porta do seu apartamento, em Niterói, para evitar contato. Ele pegou a doença em viagem à Argentina para gravação do programa ‘Estrelas’.
Angélica, que levou os dois filhos na viagem, e Luciano Huck ficarão em casa até amanhã. Huck tranquilizou os fãs em seu Twitter: “Todos estão muito bem de saúde. Nenhum sinal de gripe! Mas é hora de ficarmos tranquilos, sem ficar dando pinta por aí”.
EXAMES AGORA SERÃO FEITOS SÓ EM CASOS GRAVES
PRIMEIRO ATENDIMENTO
Como o Ministério da Saúde anunciou ontem, ao sentir sintomas, deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo, como já ocorre com a gripe comum. Pacientes devem ir a postos, UPAs ou seus médicos. Não devem recorrer diretamente a centros de referência, como Fundão.
DIAGNÓSTICO CLÍNICO
Se os sintomas forem leves, o médico fará as recomendações necessárias para isolamento domiciliar, período de afastamento de trabalho e vai prescrever o tratamento dos sintomas. Nesses casos, não será necessário confirmação por exame laboratorial. O diagnóstico será clínico, baseado nos sintomas.
Se o quadro clínico inspirar cuidados ou for considerado grave, indicando necessidade de internação, o paciente será encaminhado para um dos 68 hospitais de referência do Brasil.
TESTE NECESSÁRIO
A confirmação por exame laboratorial se dará apenas em pessoas vulneráveis (como idosos, menores de 2 anos, gestantes, pessoas imunodeprimidas, diabéticos, cardioapatas e renais crônicos), casos com sintomas graves ou em amostras para a identificação de surtos em ambientes fechados, como empresas e escolas.
MEDICAMENTO
Para evitar possível resistência ao medicamento, ele será administrado somente aos pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas desde o início dos sintomas ou às pessoas que têm maior risco de apresentar quadro clínico grave, de acordo com avaliação médica. Alguns países, como a Dinamarca, Japão e Hong Kong, já tiveram casos de resistência aos medicamentos. Isso é mais uma prova de que o uso desnecessário e a automedicação podem gerar resistência ao vírus, o que torna o remédio sem efeito contra a doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário