terça-feira, 23 de junho de 2009

Prefeitura dá prazo de um ano para começar a remover favela na Tijuca

O DIA

Programa prevê urbanização e mais áreas de lazer

Rio - A Favela Indiana vai começar a sumir do mapa da Tijuca em 12 meses. O prazo foi dado ontem pelo secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, que espera até lá já ter construído parte das 416 residências necessárias à acomodação dos 3 mil moradores da comunidade, situada em frente ao Morro do Borel e às margens do Rio Maracanã. Conforme noticiou ontem o ‘Informe do DIA’, as habitações serão erguidas em terrenos vizinhos.

A ação faz parte do projeto ‘Minha casa, minha vida’, que deverá chegar a muitas outras comunidades. A secretaria faz levantamento nas imediações de favelas à procura de terrenos em que se possa construir prédios destinados à população em área de risco.

No Morro da Providência, levantamento apontou terrenos para erguer 540 habitações. “Não é só a remoção. Ofereceremos a urbanização e o lançamento de áreas de lazer”, observa Bittar. A prefeitura promete 40 mil unidades até 2012 no programa.

O presidente da Associação de Moradores da Favela Indiana, Francisco dos Santos Silva, o Chicão, 57, convocará reunião. “Já fizemos levantamento para saber quem concordava em sair e 33% se mostraram favoráveis. Mas isso foi há 10 anos. Temos de atualizar o levantamento”, ponderou.

Segundo Chicão, a comunidade sugeriu a construção de três prédios de quatro andares em terreno vizinho. “A remoção é projeto antigo, da década de 80, motivado pelas enchentes. Mas agora estamos vendo disposição da prefeitura para resolver a situação”, observou.

Nenhum comentário: