SÃO PAULO - O estado de saúde do vice-presidente José Alencar, de 77 anos, teve uma piora nas últimas horas. Alencar voltou a apresentar obstrução parcial do intestino e pode ter que fazer nova cirurgia na manhã deste sábado. A operação ainda não confirmada pelos médicos do Hospital Sírio e Libanês, onde está internado há mais de uma semana. Eles aguardam para saber se a hidratação surte efeito antes de decidir pela operação, que será a 15ª de Alencar.
Alencar, que luta contra o câncer há 12 anos , foi submetido no dia 9 a uma cirurgia para desobstrução intestinal, na qual também foram extraídos dez tumores. Três dias depois, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O vice se recuperava bem e chegou a pedir alta aos médicos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou na noite desta sexta-feira da festa de aniversário do cardiologista Roberto Kalil, num restaurante em São Paulo, visitará Alencar no hospital na manhã deste sábado. O médico Kalil atende tanto Lula quanto Alencar.
Nesta sexta, Alencar recebeu a visita do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O ministro afirmou que a visita era "para desejar força e sorte na próxima cirurgia" do vice-presidente. Temporão disse ainda que Alencar "é um exemplo de luta".
- Há pouco tempo, ele (Alencar) deu uma aula inaugural no Instituto do Câncer e foi muito aplaudido - lembrou o ministro.
A seguir, o boletim divulgado pelo hospital nesta sexta-feira.
"O Vice-Presidente da República, José Alencar, segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera da cirurgia realizada em 09/07, para correção de obstrução intestinal causada por tumores abdominais. Nos últimos dois dias, o paciente apresentou alterações clínicas e de exames de imagens e laboratoriais, sugestivos de obstrução parcial. O Sr. José Alencar continuará em observação do quadro clínico atual. A equipe médica que o acompanha é coordenada pelos Profs. Drs. Paulo Hoff, Raul Cutait e Roberto Kalil."
Assinam o boletim os médicos Antonio Carlos de Onofre de Lira e Riad Younes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário