sexta-feira, 17 de julho de 2009

Policial aposentado abre fogo contra motorista de ônibus

O DIA

Rodoviário impede que netos de inspetor entrem sem pagar tarifa e acaba baleado no desembarque dos três

Rio - O inspetor da Polícia Civil aposentado Paulo Roberto Nascimento, 61 anos, atirou, na frente dos netos, contra o motorista de ônibus Carlos Andrade Oliveira, 30, ontem à tarde, em Madureira. O motivo: Carlos não deixou o policial passar os dois meninos por cima da roleta. Imagens gravadas pelo circuito de segurança do veículo, obtidas por O DIA, registraram quando o policial, depois de viajar cerca de uma hora no coletivo, se aproxima da roleta do ônibus e dispara dois tiros, ferindo o motorista nas costas, e foge em seguida.

Imagem feita no ônibus mostra policial Paulo Roberto reclamando com o motorista. Ao descer, Paulo atira: preso por tentativa de homicídio. Fotos: Reprodução e Alessandro Costa / Agência O DIA

O crime aconteceu ontem às 13h06, na linha 261 (Praça 15-Marechal Hermes), da empresa Via Rio, na Estrada do Portela. Imagens mostram o momento em que, ferido, o motorista sai cambaleando do ônibus. Ao mesmo tempo, passageiros, em pânico, gritam para policiais de uma viatura do 9º BPM (Rocha Miranda ) que passava no local. Paulo Roberto foi preso em flagrante a 50 metros do local e tentou reagir, segundo os policiais. Na bolsa dele, além do revólver 38 , a policia encontrou 10 gramas de maconha.

“Ele alegou que teria sido xingado pelo motorista, mas isso não justifica atirar contra ninguém. Ele vai responder por tentativa de homicídio qualificado, pois atentou contra a vida de uma pessoa que não teve chance de defesa e que ainda estava trabalhando”, explicou o delegado Hércules Pires do Nascimento, titular da 29ª DP (Madureira).

Durante o depoimento na delegacia, Carlos estava agressivo e disse saber “muito bem o que havia feito”. A ficha do policial revela que ele foi aposentado por apresentar problemas psicológicos. O delegado solicitou as imagens à empresa de ônibus. “Ele parecia estar drogado”, disse o delegado Hércules Nascimento.

Ontem à tarde, o motorista foi operado no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Ele passa bem. Apesar de ter sido ferido nas costas e na axila, segundo os médico, ele teve sorte, porque as balas não perfuraram nenhum órgão vital.

Nenhum comentário: