quarta-feira, 1 de julho de 2009

Grave acidente envolvendo van escolar deixa quatro mortos na Linha Vermelha

O GLOBO ON LINE

Van colide com reboque da prefeitura na Linha Vermelha: quatro crianças morreram / Foto: Gustavo Azeredo - Extra

RIO - Um acidente envolvendo uma van escolar e um reboque da prefeitura na Linha Vermelha, sentido Ilha do Governador, matou quatro crianças entre 6 e 14 anos, todas alunas do Colégio Pedro II, em São Cristóvão. Os corpos já foram levados para o IML do Centro. O acidente deixou ainda sete pessoas feridas, sendo seis alunos e o motorista da van escolar, identificado inicialmente como Carlos Alberto. Os feridos foram levados para o Hospital de Saracuruna e para o Miguel Couto, na Gávea. De acordo com os bombeiros uma da crianças teve que ser removida de helicóptero e está em estado gravíssimo. Ela foi para o Miguel Couto. De acordo com a delegada Leila Goulart, da 37ª DP (Ilha do Governador), o caso será registrado como homicídio culposo. Há informações de que a van seria pirata. Caso essa informação seja confirmada o motorista será indiciado ainda por exercício ilegal da profissão.

(Veja fotos da tragédia na Linha Vermelha) (Eu-Repórter: Viu o acidente? fotografou? Mande para a gente)

- Pretendo colher o depoimento do motorista ainda hoje. Também vou investigar as condições de um outro carro que estava sendo socorrido pelo reboque da prefeitura - disse a delegada.

As mochilas das crianças, que chegaram a ficar espalhadas pela pista devido ao impacto / Foto: Domingos Peixoto

Os mortos são Raiane da Silva Souza, de 14 anos, Vinícius Lopes da Silva, 11, Esther Reis Fernandes da Rocha, 8, e André Lucas Couto Teles, 7.

Cinco dos seis alunos feridos são Gabriele Moraes Santos Silva, de 10 anos, Pedro Henrique Santos Silva, 10, Taissa Cristine Siqueira Lima, 9, Mateus Couto Teles, 8, e Maria Clara Soares Oliveira, 7.

O motorista da van pirata está sendo atendido no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Carlos Alberto Rodrigues foi submetido a uma tomografia de crânio e está lúcido. A estudante Gabriele Moraes Santos Silva teria quebrado as pernas, segundo suspeitas dos médicos, e está no setor de raio X. Taissa Cristine Siqueira Lima passa bem e está em observação.

No Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, o estado de saúde de Pedro Henrique Santos Silva e Maria Clara Soares de Oliveira é considerado estável. Os dois estão em observação na emergência. Uma criança, sem documentos de identidade, em estado gravíssimo, encontra-se inconsciente no centro de tratamento intensivo pediátrico. Já no Hospital Municipal Miguel Couto está Mateus Couto Teles, 8, em estado gravíssimo, respirando com ajuda de aparelhos. A prima de Mateus, Raíssa Almeida Teles sofreu arranhões no joelho e foi atendida no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.

O Colégio Pedro II decretou luto e hasteou a Bandeira a meio mastro. A instituição enviou uma equipe composta por assistentes sociais para auxiliar as famílias dos estudantes. O colégio informou também que não oferece serviço de transporte escolar e que a associação de pais teria um cadastro próprio com motoristas que o fariam.

Pertences dos ocupantes das vans ficaram espalhados pela pista devido à força do impacto. As três pistas sentido Baixada da Linha Vermelha chegaram a ficar interditadas devido à chegada de um carro da Defesa Civil. O trânsito no sentido Centro ficou péssimo nas imediações, uma vez que os motoristas pararam ou diminuíram a velocidade para ver o acidente.

De acordo com os bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 14h10m, na altura da Infraero. A van escolar bateu na traseira de um reboque da prefeitura. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros pousou na via expressa para ajudar no socorro às vítimas.

Segundo o Coronel Farias, coordenador da gerência de Áreas Especiais, em entrevista à Rádio CBN, a van seria pirata sim e não teria registro para transportar crianças.

Mais cedo, pelo menos uma pessoa morreu num acidente envolvendo uma moto e uma Kombi na Avenida Niemeyer , na Zona Sul do Rio. O trânsito chegou a ser interditado nos dois sentidos da via e o tráfego ficou complicado no local.

Nenhum comentário: