segunda-feira, 6 de julho de 2009

Bandidos fazem reféns por quase quatro horas em Niterói

O GLOBO

Reféns de assalto em Niterói

RIO - Quatro pessoas foram mantidas reféns por dois ladrões durante quase quatro horas, na manhã deste domingo, em Icaraí, Niterói. Cilia Iglesias Martins, de 58 anos, estava em casa com o filho, Gustavo Martins, 30, a mãe, Odília Iglesias, de 80, e a amiga Adalgisa Teresa, de 72, quando, por volta de 10h30m, dois ladrões, disfarçados de entregadores de farmácia, invadiram o apartamento 801 do edifício Saint Pierre, na praia de Icaraí 509, conforme antecipou o blog de Gilson Monteiro.

Clique e veja fotos do domingo de violência no Rio e em Niterói

Policiais do 12 BPM (Niterói), chamados pelos vizinhos, pediram aos moradores do prédio 509 da Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres que deixassem seus apartamentos. Às 12h20m, 32 PMs do Batalhão de Operações Especiais (Bope) chegaram ao local e interditaram uma das pistas da orla. O trânsito ficou congestionado. Na rua, uma multidão de curiosos acompanhava o trabalho dos policiais. Após 40 minutos de negociações, os dois assaltantes - Francisco Carlos Santos da Conceição, de 42 anos, e Flávio de Souza Santos, de 29 - se renderam e saíram pela garagem, dentro de um carro da PM. Ninguém ficou ferido.

- Os dois marginais já tinham informações precisas sobre o apartamento e sobre quem eram os moradores. Foi uma ação focada. Eles buscavam joias e dinheiro - disse o capitão Ivan Blaz, do Bope.

Bandidos já tinham passagem pela polícia

Cília, que se tornou avó recentemente, contou que autorizou a entrada do suposto entregador de flores porque vinha recebendo felicitações nos últimos dias.

" Foi uma sensação péssima. Vi o quanto estamos vulneráveis "

- Quando o primeiro bandido entrou na minha casa, o porteiro interfonou dizendo que a entrega da farmácia tinha chegado. Sabia que se tratava de outro assaltante. Foi uma sensação péssima. Vi o quanto estamos vulneráveis - disse a empresária, que mora no prédio há quase 20 anos.

O filho de Cília contou que não houve agressão.

- Não senti medo, mas é claro que fiquei preocupado - contou Gustavo Martins.

Os ladrões - que já tinham passagem pela polícia, inclusive por assalto a banco - foram levados à 77 DP (Icaraí). O Bope apreendeu, com os bandidos, uma pistola calibre 7,65 e outra 9mm. Eles serão indiciados por tentativa de assalto à mão armada. Flávio tinha mandado de prisão por porte de arma. Francisco tinha outras nove passagens pela polícia.

Os dois bandidos fizeram várias exigências para se entregar: solicitaram a presença da imprensa, de um pastor evangélico e de seus familiares. Todas foram atendidas. Três mulheres, que seriam filhas e esposa de um dos assaltantes, foram ao local. O secretário de Segurança de Niterói, Marival Gomes, também esteve no edifício.

" Temos duas opções: transformar o prédio num quartel ou esperar sermos sorteados. Fomos sorteados "

Ao chegar, o Bope foi recebido com aplausos. Os homens de preto - que ganharam o imaginário popular com o filme "Tropa de elite", de José Padilha - isolaram a calçada em frente ao prédio. Quem passava pelo calçadão da Praia de Icaraí chegou a pensar que estava acontecendo a gravação de um filme ou uma novela. Ao final, as pessoas que se aglomeravam na rua comemoraram a ação da PM.

O comerciante Mario Tomassini Júnior, de 71 anos, síndico do Saint Pierre, informou que o edifício tem porteiro 24 horas e câmeras de segurança:

- Moro há 30 anos aqui e é a primeira vez que testemunho um assalto. Temos duas opções: transformar o prédio num quartel ou esperar sermos sorteados. Fomos sorteados.

O prédio tem 13 apartamentos, um por andar. Segundo informações dos moradores, cada apartamento, avaliado em R$ 1 milhão, mede cerca de 300 metros quadrados.

Nenhum comentário: