sábado, 27 de junho de 2009

Famílias despejadas de prédio do INSS fazem protesto no Centro

O DIA

Rio - Cerca de 30 famílias que foram despejadas do prédio do INSS na Rua Avenida Mém de Sá 234, na Praça da Cruz Vermelha, na tarde desta sexta-feira, fizeram uma manifestação em frente ao Prédio da Previdência Social, na Avenida Graça Aranha, no Centro do Rio, nesta noite. Eles exigem que representantes do INSS se apresentem para negociar e dizem que não vão deixar o local. A PM reforça a segurança.

Foto: Felipe O' Neill / Agência O Dia
Sem-tetos são contidos com spray de pimenta | Foto: Felipe O 'Neill / Agência O Dia


As famílias tiveram que deixar o prédio da Rua Mem de Sá no início da tarde e houve confronto. Soldados do Batalhão de Choque fizeram um cordão de isolamento em frente ao prédio. Bombeiros retiraram obstáculos na entrada do imóvel com a ajuda de uma motossera e oficiais de Justiça entraram para oficializar desocupação.

A ação revoltou os sem-teto e a polícia precisou usar bombas de efeito moral e gás de pimenta para controlar a confusão. Quatro pessoas foram detidas. A Rua Mém de Sá foi interditada por cerca de duas horas. Não há informações de feridos.

>> FOTOGALERIA: Confronto entre invasores e Batalhão de Choque

O prédio desativado pertence ao INSS, tem sete andares e está em péssimo estado de conservação. Cerca de 72 pessoas invadiram o local no início da semana, pois há quase um mês estavam morando sob a marquise de um edifício que pegou fogo na Rua Gomes Freire.

Os sem-teto penduraram nas sacadas do prédio da Rua Mém de Sá faixas com os seguintes dizeres: "Somos todos seres humanos e merecemos respeito" e "Sem guerra somos guerreiros". As pessoas foram cadastradas, mas não têm para onde ir.

Nenhum comentário: