sexta-feira, 12 de junho de 2009

Antes restrita aos templos, religião ganha a internet e padres, pastores e fiéis compartilham suas crenças na rede

EXTRA ON LINE

RIO - A fé supera todos os limites, até mesmo os da comunicação. Religiosos de todas as crenças têm utilizado a internet como forma de divulgar e compartilhar suas convicções, e o Orkut é uma das ferramentas preferidas. Nem o Papa Bento XVI ficou de fora da rede.E de olho na tendência, o site do Extra lança o blog Fé Online, onde os internautas poderão discutir, divulgar e conhecer um pouco mais sobre as diferentes crenças religiosas que existem no país.

Em maio, o Vaticano lançou o site www.pope2you.net (Papa para você), que tem uma página no Facebook e no Youtube. O lançamento foi feito em comemoração ao 43 Dia Mundial da Comunicação, que este ano foi dedicado às novas tecnologias.

O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, é um entusiasta da internet. MSN, Skype e Orkut são os recursos preferidos de Dom Orani para falar com a família, amigos e padres. O arcebispo acredita que a arquidiocese pode avançar cada vez mais na interatividade com os fiéis na rede: (Fotogaleria: a beleza dos tapetes de Corpus


- Na internet, não podemos parar. Em Belém, tinha o e-mail "Fale com o arcebispo". Estudamos a criação de uma ferramenta como essa, mas também algo como uma agência de notícias que ajudasse a esclarecer dúvidas de forma interativa, sobre temas como matrimônio e batizado.

O padre Walter Almeida, da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, no Irajá, chegou a resistir aos pedidos para entrar no Orkut, mas admite que a ferramenta se tornou um meio de atender aos paroquianos, e até uma forma de diversão. (Programação da festa de Santo Antônio)

- Deixo claro que os sacramentos, como a confissão, têm que ser pessoalmente, mas tiro dúvidas sobre namoro, sexualidade, evangelizo e divulgo os eventos da paróquia - disse ele.

Atendimento espiritual

Seguidores do Candomblé também podem contar com atendimento espiritual. O babalorixá Jair de Oxossi atende, em sua página no Orkut, quem não pode frequentar sua casa em São Paulo:

- As pessoas mandam seus depoimentos, jogo búzios e faço o atendimento. Não cobro nada, só peço que sejam doados brinquedos e cestas básicas ao projeto que desenvolvo na Fraternidade Caboclo Sete Flexas.





Nenhum comentário: