sábado, 4 de julho de 2009

Guardas municipais fazem treinamento com pistola não letal que causa paralisia

O GLOBO

Treinamento da Guarda Municipal. Foto: Márcia Foletto

RIO - Trinta guardas municipais participaram na quinta-feira do treinamento com a Taser, arma não letal que é capaz de paralisar um suspeito por alguns segundos. Os agentes vão começar a usar o equipamento ainda este mês, com o objetivo de prevenir e combater pequenos delitos. A Taser é uma pistola que dispara um dardo com um fio que, ao encostar no suspeito, causa paralisia. O fio, de 10,6 metros, liga o dardo à arma.

Sem provocar qualquer tipo de lesão, a pistola permite ao operador o controle total do tempo do disparo, que pode ser prolongado em média por cinco segundos ou instantaneamente interrompido. Serão três dias de curso na sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão, com teoria em sala de aula no primeiro dia e prática nos dois outros. Estão incluídas simulações no pátio da instituição, primeira do Estado do Rio a utilizar o equipamento.

O tenente-coronel Ricardo Pacheco, comandante da Guarda Municipal, explicou que o uso do equipamento é a última opção dos agentes da instituição:

- Nossos agentes são treinados para usar todas as possibilidades antes do spray de pimenta ou de outro equipamento não letal.

Nenhum comentário: