domingo, 19 de julho de 2009

Cidade do Rio já tem mais de mil favelas

O GLOBO

Favela Vida Nova ,  na antiga fábrica da Parmalat , em Acari .Foto de Gabriel de Paiva

RIO - Levantamento feito pelo GLOBO, com base no site Armazém de Dados, do Instituto municipal Pereira Passos (IPP), mostra que o Rio já bateu a barreira das mil favelas - são 1.020, segundo a última atualização dos números oficiais -, sendo que 19 surgiram em cerca de um ano. As 55 acrescentadas à última contagem, de 965, divulgada em janeiro, ocupam uma área de 413 mil metros quadrados, o equivalente a quase metade da área total da Rocinha. Das 55, 19 comunidades foram observadas somente em 2008 e, justamente por isso, são consideradas as mais recentes. As outras 36 já haviam sido descobertas, mas só agora foram confirmadas pela prefeitura, sobrepondo fotografias aéreas de 2008 às tiradas em 2004 e 1999.

As 19 mais novas favelas cariocas são uma pequena amostra do mapa da ocupação irregular em toda a cidade. Dez delas estão na Zona Oeste; oito, na Zona Norte; e uma, na Zona Portuária. Algumas são dominadas por traficantes de drogas ou por grupos de milicianos. Ambos circulam, em suas áreas, fortemente armados. Juntas, elas ocupam uma área de 251.736 metros quadrados. Não há novas favelas na Zona Sul, de acordo com o IPP.

- Um estudo mais aprofundado sobre as fotos de 2008 revela crescimento horizontal de favelas da cidade - afirma Felipe Góes, presidente do instituto.

O IPP, contudo, vai diminuir o intervalo entre os estudos que acompanham o crescimento de favelas na cidade. Até o fim do ano, garante Felipe Góes, um novo relatório será divulgado, graças a uma tecnologia mais avançada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Antes de mais nada, Cabral toca em feridas antes ignoradas. Se a violência atinge os níveis de hoje, é pq governos anteriores ignoraram completamente o crescimento das favelas, a desordem urbana, a corrupção na segurança e outros fatores.
Hoje em dia, não se vê mais aquela cena de viaturas sendo desmontadas dentro de batalhões;
Há confrontos sim, mas Tb há situações em que chefes do trafico são presos sem que um tiro seja disparado;
Há um combate à corrupção policial e às milícias como nunca antes.
Qual o problema hoje? O secretário não é daqui e esta fora dos esquemas? Acabou o loteamento de delegacias e batalhões para políticos?Só pode ser
Isso sem contar o reajuste que já foi prometido pra esse semestre e ao aumento do efetivo em 200% até 2012.