O GLOBO
SÃO PAULO - O vice-presidente José Alencar, de 77 anos, que há 12 luta contra um câncer, foi internado às pressas no Hospital Sírio Libanês na tarde deste sábado com fortes dores no abdômen. Segundo os médicos, Alencar, que está interinamente na presidência em função da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Europa, está com uma obstrução intestinal parcial.
Isso significa que uma das alças do intestino está sendo pressionada pelo tumor. Há preocupação que o intestino não abra para que não haja uma infecção generalizada. Alencar ficará internado pelo menos até a próxima segunda-feira e poderá passar por uma nova cirurgia na próxima semana. Tudo vai depender de como ele reagirá ao novo tratamento que começou a receber neste sábado. Ele ficará em jejum nesse período, tomando apenas soro pela veia.
Alencar sentiu-se mal pela manhã, ainda em Brasília, e viajou para São Paulo em um avião da FAB. teve fortes dores no abdômen. O presidente em exercício chegou ao hospital por volta das 14h30m, acompanhado de sua mulher, Marisa. Ele entrou andando no hospital, mas muito abatido.
Alencar passou em janeiro deste ano por uma cirurgia radical, mas três meses e meio depois a doença voltou espalhada pelo abdômen em 18 pequenos tumores. Devido à recidiva da doença, Alencar começou um tratamento experimental há pouco mais de um mês nos Estados Unidos e na última quinta-feira esteve no Sírio Libanês para fazer exames de rotina e avaliação de como o organismo está reagindo.
O tratamento é feito com uma medicação que ainda não está no mercado. Segundo os médicos, o remédio está sendo testado em cerca de 30 pacientes. Ainda nos Estados Unidos, onde foi tratado no M.D. Anderson, um dos mais conceituados centros de tratamento contra a doença no mundo, ele revelou estar esperançoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário