quarta-feira, 24 de junho de 2009

Gripe suína: Colégio Santo Inácio tem dois casos confirmados e um suspeito

O DIA

Mais de 700 alunos estão com as aulas suspensas por pelo menos uma semana

Rio - O Colégio Santo Inácio, em Botafogo, na Zona Sul, informou nesta quarta-feira que nesta terça foram confirmados dois casos de Influenza A (gripe suína), na unidade, em um aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental e uma aluna do 1º Ano do Ensino Médio. Há ainda um terceiro caso de suspeita, no 7º Ano do Ensino Fundamental. Todos os casos estão relacionados a viagens recentes ao exterior.

Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Alunas do Colégio Santo Inácio usam máscaras | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, a direção decidiu suspender as aulas de todas as 14 turmas do 9º Ano do EF e do 1º Ano do EM, além das sete turmas do 7º Ano do EF, pelo período de sete dias. Cerca de 750 alunos foram prejudicados. As turmas deverão retornar às aulas no dia 2 de julho. Para as demais séries há aula normalmente.

A direção decidiu, ainda, que espaços fechados de uso comum entre os alunos, tais como Laboratórios de Informática e de Ciências, serão interditados a todos os alunos durante o período de quarentena. Todas as coordenações estão orientadas a manter desligados os aparelhos de ar-condicionado dos ambientes didáticos, bem como a manter janelas e portas abertas, facilitando a ventilação.

O colégio garantiu que mantém contato permanente com os órgãos públicos de saúde, trocando informações, recebendo orientações e colaborando no monitoramento da situação.

Quarentena significa restrição total de contatos sociais pelo período estabelecido. Os alunos das séries implicadas deverão permanecer em casa, o que significa não participação de atividades como cursos de inglês, esportes, reuniões, festas, visitas e demais eventos que propiciem o contato com outras pessoas.

A Influenza A (Gripe Suína) exibe os sintomas tradicionais de uma gripe forte, como febre, dores de cabeça e no corpo, coriza, tosse, dificuldade de engolir etc. A manifestação desses sintomas não significa que houve, no entanto, a contaminação pela Influenza A e, por isso, é importante procurar o médico ou o posto de saúde para não criar alarmes desnecessários.

Funcionários assustados no Galeão após voo vindo de Miami

Foto: Osvaldo   Praddo / Agência O Dia
Segurança foi reforçada no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim

Seis passageiros que desembarcaram de um voo da TAM vindo de Miami (EUA), nesta terça-feira, foram mandados para quarentena em hospital ainda não identificado por suspeita de gripe suína.

O voo 8095 chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim às 22h35, depois de uma escala em São Paulo. Os funcionários do Terminal 2 foram orientados pelo plantão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a usar máscaras e as recepcionistas do ponto de táxi do terminal foram dispensadas mais cedo do trabalho.

"O supervisor avisou que era para usármos máscaras, pois estava chegando um voo de Miami com suspeitos de gripe", revelou o vigilante Edgard Wallace Dutra, 28 anos.

Funcionários do aeroporto confirmaram que os passageiros foram levados para o centro de triagem da Anvisa no aeroporto e, logo depois, saíram em ambulâncias. Eles teriam sido levados para o Hospital do Fundão. Os funcionários contaram também que houve princípio de pânico, pois não havia máscaras suficientes.

Nenhum comentário: